sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Uma década de medo

Após 10 anos, o mundo mudou, o terrorismo venceu uma batalha que jamais será esquecida mas a guerra persiste até hoje.


Domingo é uma data que todo o mundo recorda um fato histórico da humanidade. 11 de setembro, um dia que ficará lembrado em todas as gerações. Uma ideologia extremista teve seu ápice, uma superpotência militar sofre seu pior atentado terrorista. Acima de tudo, o mundo viu, ouviu e leu o maior atentado terrorista já registrado.

Todos nós devemos lembrar o momento em que estávamos quando ocorreu esse atentado. Se lembrarmos bem a fundo, saberemos exatamente o que sentíamos. No meu caso, ainda era um adolescente almoçando pronto para ir para o colégio. Assistia aquilo com um interesse fora do comum para minha idade porém não tinha dimensão do que estava realmente acontecendo.

Ninguém desconfiava que um árabe, líder da Al-Qaeda, comandava um plano de proporções gigantescas contra o país mais poderoso do mundo. Quando o primeiro avião colidiu com a Torre Norte do World Trade Center, poucos acreditavam que se tratava de um ataque. Depois da segunda torre atingida, não restava dúvidas de que algo estava errado.

A tragédia não se limitou aos dois maiores prédios de Nova York, tanto fisicamente como psicologicamente. O atentado atingiu o centro militar do maior poderio bélico do mundo, além disso poderia ter maiores proporções caso o destino final do último avião chegasse ao seu alvo, a capital dos EUA, Washigton. Não foram apenas os prédios, as vítimas e o governo que foram atingidos, todos americanos foram atingidos, o medo se instalou no coração de cada um.

Os Estados Unidos viveram anos com medo do terrorismo e correram atrás de vingança contra o mentor do ataque, Osama Bin Laden. Nesse período de 10 anos, os EUA provocaram duas guerras, a Guerra do Afeganistão e do Iraque. A primeira guerra foi voltada contra o terrorismo, um país liderado pelo talibã e com grandes problemas sociais. A guerra foi uma grande caçada ao Osama Bin Laden e tinha como objetivo eliminar a Al-Qaeda. Parte do objetivo foi concluído e até hoje os americanos mantém tropas em território afegão.

A guerra do Iraque retirou Sadam Hussein do comando, um tirano que oprimia seu povo porém este conflito gera até hoje discussões. A principal crítica do mundo é que essa guerra seria gerada pela extração do petróleo. Durante estas guerras foram capturados diversos terroristas mas o número 1 continuava solto. Apenas dois meses atrás, os EUA retiraram um peso das costas, Osama Bin Laden finalmente foi capturado e morto no Paquistão. Quase 10 anos depois do atentado de 11 de setembro, os americanos festejaram a sua morte como se tivessem ganhado uma guerra.

A morte de Osama Bin Laden não significa a diminuição do terrorismo e muito menos o fim dele. Pelo contrário, os estudiosos acreditam que esta morte pode alavancar uma série de atentados pelo mundo. No momento, apenas ocorreu atentados na região árabe em represália a morte do ex-líder da Al-Qaeda. Enquanto isso, o mundo ocidental respira um pouco aliviado quando o assunto é terrorismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário