sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Uma guerra entre linhas


A guerra entre torcidas organizadas não é um assunto recente, desde a década de 80 que inúmeros casos de violência é registrado entre essas facções. Os anos 90 pode ser dizer que foi o auge dessas torcidas, o desejo de vários jovens era ingressar nessas gangues e ser reconhecido entre eles.
Hoje em dia, novas torcidas foram criadas com ideologias diferentes se diferenciando na questão da violência e incentivando apenas o time. Porém ainda existem e continuam sendo a maioria dentre as torcidas nos estádios cariocas.
Sempre há um caso de morte no ano que é noticiado porém é esquecido rapidamente e só volta o assunto quando retorna outro caso. Além de mortes, muitas pessoas ficam feridas nesta guerra que não é tão divulgada na mídia.
Além dos casos que são mais discutidos , onde envolve torcidas organizadas de times rivais como Jovem Fla e Força Jovem Vasco, existem também brigas entre próprias facções do mesmos time.
Os casos mais conhecidos por todos no meio do futebol é entre a Raça Fla e a Jovem Fla, porém todos os outros times cariocas já sofreram com esse tipo de briga. Atualmente retomada pela TJB e Fúria Jovem, do Botafogo.
Um caso interessante que pode se destacar é a amizade e o respeito que há entres as torcidas organizadas do Vasco e do Botafogo. É raro, você ver um caso de confusão entre jogo destes clubes e as próprias torcidas organizadas admitem essa aliança.
É um exemplo único entre torcidas de time grande do mesmo estado. Bons exemplos nesse meio não costumam ser seguidos...

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. As leis deveriam ser mais presentes nesses casos, realmente só lembramos dessas confusões quando ocorre uma ou outra morte, mas ninguém se lembra dos atritos que sempre ocorrem em vários locais no dia de clássicos, se não morrer ninguém, tudo bem e se morrer, enterra.
    É vergonhoso fazer ou aplaudir tais torcidas que em vez de apoiarem os times, só vão para o estádio com o simples objetivo de satisfazer o único prazer de brigar com "rivais".
    Quem sabe um dia aprendem ..

    ResponderExcluir