segunda-feira, 21 de junho de 2010

Primeiro meu clube, depois Brasil.


Clima de Copa, a camisa brasileira fica estampada no peito de cada brasileiro e todos sentimos orgulho de torcer para a única seleção Pentacampeão Mundial. Não estou aqui para falar de patriotismo, nem dos modinhas que torcem para Argentina (um belo tópico para o blog) mas sim pelo amor maior dos fanáticos por futebol. Em época de Copa do Mundo, tudo é festa, todos
somos brasileiros, porém existe algo que somos diferentes e nunca largaremos isso, todos tem um clube do coração.
É Copa do Mundo, Brasil, porém nos dois primeiros jogos da canarinho que eu assisti, só ouvi gritos exaltando o time do seu
coração e os cânticos para a seleção brasileira foi deixado para trás. Não estou falando se isso é certo ou errado, só estou levantando uma idéia para ser refletida. Nosso amor pelos clubes de futebol extrapola ao de nosso país sendo representando num campeonato mundial.
Posso afirmar com certeza? Não. Pois alguns cantos não indicam nada, né? Mas reparem no jeito de torcer para a seleção e do seu clube. Com a seleção você até ironiza as jogadas e sobra tempo pra torcer pra seleção adversária em alguns lances. Com seu clube do coração é emoção até o fime, mesmo goleando o time mais fraco, você sente um sentimento de vitória que a seleção não
nos proporciona.
Porque será que é assim? Pois todos tem seu time e a rivalidade que aumentam esse fanatismo? É uma bela hipótese a ser
levantada. De qualquer jeito, gostaria de ver uma torcida mais homogênea e mais fanática torcendo pelo Brasil.

Rumo ao Hexa Brasil!

5 comentários:

  1. Já foi o tempo que torci para o Brasil com tanto afinco. Lembro bem que na última copa, estava grávida do Henry, no dia em que a França nos eliminou com o gol do ilustre Tierry Henry, chorei e tudo até pensei em trocar o nome do meu filho, lembro da Copa de 2002, foi linda, emocionante, mais patriota do que nunca, já que estava morando no exterior, mas de todas as copas não consigo deixar de trazer à memória a de 94. Emoção saindo pelos poros, esse ano traz muita diferença, talvez pelo não tão agradável assim Dunga ou pelo meu apego excessivo pelo futebol do Botafogo, que seja, a seleção canarinho ainda está aqui, e me pego nesses dias de jogo sentindo um frio na barriga igual àquele de 94. Triste ver brasileiro torcendo contra o Brasil, a favor dos Argentinos ou Uruguaios ou qualquer nação que seja. Eu sou brasileira. E mesmo não tão empolgada quanto antes, meu coração ainda bate verde e amarelo!

    ResponderExcluir
  2. É amigo...

    A globalização chegou tbm ao futebol e isso fez com que o torcedor brasileiro venha perdendo ano a ano a sua indentificação com a seleção nacional, 80 as vezes 90 % dos jogadores atuam na europa e tem muito pouco contato com o pais de origem, ao contrario do seu clube de coração que está sempre ali, muitas das vezes te fazendo sofrer seja lá na derrota para o maior rival ou na vitória suada sobre o msm...!!!

    Esse é um dos varios motivos pelo qual muitos colocam seu time do coração a frente da seleção de sua patria...!!!

    Existem outros até mais complexos, porém não menos determinantes...!!!

    ResponderExcluir
  3. boaaa tiagooo!

    mas assim vai dizer q vc não torce nem um pouco pra seleção?

    o Brasil não valoriza o que tem! nunca valorizou!

    tá certo q eu não torço mas ... pela seleção.

    mas ainda mexe comigo rsrs'

    ResponderExcluir
  4. É uam visão geral do assunto, é preceptivel esse aspectos em pessoas q tenho contato...!!!

    A seleção está cada vez mais longe de seu torcedor...o brasileiro...!!

    Só pra relatar... nos ultimos 10 anos ( decada ) apenas 10 % dos amistosos do Brasil foram disputados em território nacional... isso é um outro fator que afasta a seleção do seu torcedor...!

    Enfim...são varios aspectos...!!!

    a globalização do Futebol, a maquina de dinheiro q se tornou a CBF, a falta de indentificação do jogador com a patria entre outros...!!!

    PS.: Nem por isso deixamos de torcer, apenas com o passar do tempo aprendemos a dar mais valor ao nosso time do coração e isso está muito visivel nessa copa, talvez camuflado em outras...mas nessa tah notorio que o Clube do coração tah sim na frente da seleção nacional em termos de preferencia...!!!

    ResponderExcluir